Marca alemã iniciará a produção de sua picape média compacta em 2027 para encarar Fiat Toro, Chevrolet Montana e a futura Renault Niagara
Como apontamos em março deste ano, a inédita picape média compacta da VW deverá ser batizada de Therion. O Autos Segredos apurou que a marca apostará alto em sua picape, de acordo com nossas apurações, a estimativa é de produzir cerca de 9 mil unidades mensais.
Se o número se confirmar, a picape que por enquanto é chamada de Projeto VW 247 e também de Projeto Udara ocupará quase toda capacidade produtiva da fábrica de São José dos Pinhais.
Por enquanto, os protótipos da picape seguem usando como mula de testes a carroceria do antigo Tiguan. Os mesmos protótipos que mostramos em março. As imagens indicam que a futura frente exclusiva e um entre-eixos enorme.
A mula como são chamados os protótipos nessa fase de desenvolvimento de um projeto, já contam com todas as medidas do modelo final, como altura, entre-eixos, largura e comprimento.
A porta traseira bem larga deixa evidente o enorme entre-eixos da VW Therion. Nossa aposta é que a picape monobloco será a concorrente que mais se aproximará em porte em relação à Fiat Toro.
Na frente, o protótipo da VW Therion tem faróis que não remetem a nenhum modelo da marca alemã. O para-choque também parece ostentar peças do modelo final. A grade com elementos como malha de colmeia, que não estão presentes no Tiguan. Capô e para-lamas também não parecem ser os do Tiguan.
Um detalhe curioso é bom ângulo de entrada que o protótipo ostenta.
De lado, o protótipo da nova picape VW tem as linhas da antiga geração do SUV com os retrovisores apoiados nas portas. A única diferença gritante é o tamanho da porta traseira.
A VW Therion terá freios a tambor nas rodas traseiras.
Na traseira, a mula da picape Therion mantém praticamente a carroceria do Tiguan. No entanto, a tampa apesar de manter a abertura do SUV é maior em comprimento fica bem próxima ao para-choque traseiro, lembrando o que é visto em tampas de caçamba de picapes.
Outro detalhe importante revelado pelas imagens é a suspensão com eixo rígido com feixe de molas, o sistema é similar ao da Fiat Strada. Neste quesito, ao adotar uma suspensão mais robusta, a VW indica quer que sua picape tenha boa capacidade de carga.
Ainda é cedo para falar de linhas da Therion, mas com toda certeza, ela manterá o visual que sempre remete a um Volkswagen.
Por dentro, a VW Therion pode se inspirar no Tera e contar com revestimentos texturizados em forrações de porta e painel principal.
A marca alemã já confirmou que ela será produzida em São José dos Pinhais (PR). De acordo com a revista Auto Esporte, a Udara será construída a partir da mesma plataforma MQB A0 usada por Polo, Virtus, Nivus, T-Cross e Tera.
Motor da VW Therion
Conforme adiantado pelo Autos Segredos, a VW Therion estreará o sistema eTSI da marca no Brasil. O motor 1.5 TSI EVO 2 será produzido em São Carlos (SP) como parte dos investimentos já confirmados pela marca.
No Brasil, a picape terá o motor 1.5 chamado de eTSI que conta com o sistema híbrido leve de 48 Volts que juntos fornecem 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. O câmbio será o automatizado de dupla embreagem de sete marchas.
Assim como o sistema híbrido leve de 12 volts usado nos Fiat Pulse e Fastback, o de 48 volts da Volkswagen troca o motor de arranque e alternador por um dispositivo multifuncional que atua cumprindo as duas funções. Entretanto ele pode ajudar o motor a combustão com potência adicional.
Já a bateria de lítio de maior capacidade também pode cuidar de mais sistemas.
O sistema de 48 volts da Volkswagen pode desligar o motor a combustão em velocidade de cruzeiro para reduzir o consumo, já que a assistência da direção, dos freios e demais periféricos para o deixar o carro em movimento são geridos por ele.
Foto principal | Stephen Hancock/Autos Segredos
Se inscreva no canal do Autos Segredos no YouTube!
Confira nosso primeiro contato com o Ford Mustang Dark Horse:
O post Picape VW Therion ocupará maior parte produtiva de São José dos Pinhais apareceu primeiro em Autos Segredos.