A chinesa Foton está presente no Brasil há alguns anos vendendo apenas caminhões e com produção nacional em Caxias do Sul (RS), agora ela entra no mercado de caminhonetes. Trata-se da Tunland, que será importada nas versões V7 e V9. Veja os preços:
- Foton Tunland V7: R$ 279.990;
- Foton Tunland V9: R$ 299.990.
Cada versão possui um visual distinto, mudanças na suspensão e pacote de equipamentos. Mas compartilham a mesma cabine e medidas externas.
VEJA TAMBÉM:
- Toyota Hilux de nova geração pode chegar em 2025
- GWM Poer e Haval H9 serão produzidos em agosto
- BYD Shark é lançada no Brasil por R$ 379.800
Antes de mostrar o que cada uma tem de diferente, vamos passar por onde são iguais. Ela mede 3,35 m de entre eixos, 5,61 m de comprimento e 2,09 m de largura. A altura fica em 1,95 m para a V9 e 1,91 m para a V7.
O motor é um 2.0 turbodiesel chamado de Aucan 4F20 e o câmbio é o ZF de 8 marchas. Ele é auxiliado por um sistema híbrido leve de 48 volts da Bosch, que usa essa bateria para tocar a assistência da direção, ar-condicionado e possui regeneração em desacelerações. A potência é de 175 cv, o torque fica em 45,3 kgfm.
Um argumento forte que a Foton trouxe para a Tunland é a garantia de 10 anos. A marca já possui 50 concessionárias no Brasil e pretende expandir o número para 80 até o final do ano. Ela também conta com um centro de distribuição de peças em Itajaí (SC).
Foton Tunland V7 é mais voltada para o serviço pesado
A versão de entrada da Foton Tunland, a V7, possui estilo da dianteira que lembra a Ford F-150. Mecanicamente ela se difere por ter suspensão traseira com feixe de molas, que proporciona 1.050 kg de capacidade de carga.
O pacote de equipamentos já é bem recheado, contando com regulagem elétrica no banco do motorista, faróis full-LED, sensor crepuscular, ar-condicionado de duas zonas, aquecimento nos bancos dianteiros, carregador por indução, chave presencial, painel digital, retrovisor eletrocrômico, 6 airbags, alerta de colisão, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitor de ponto cego e detector de fadiga.
Tunland V9 traz mais segurança
A Foton Tunland V9 possui dianteira com desenho que lembra a Ram 1500. Uma semelhança com essa picape grande é ter um eixo rígido multilink na traseira, com molas helicoidais.
No material oficial é dito que essa suspensão é independente, mas nas fotos é possível ver que se trata de um eixo rígido. Apesar dessa mudança, a capacidade de carga é de 1 tonelada — 50 kg a menos que a V7.
O pacote de equipamentos da Tunland V9 adiciona mais recursos de conforto e segurança, alguns inéditos para o segmento. O destaque fica para o teto solar panorâmico, que só é visto em modelos grandes como a Ford F-150 e na Ram 1500.
Ela também adiciona memória na regulagem elétrica do banco e dos retrovisores, ventilação nos bancos dianteiros, vidros elétricos com função one touch nas quatro portas, cruise control adaptativo com stop and go, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e leitor de placas.
A Foton já iniciou as vendas da Tunland em sua rede de concessionárias. Ela já está presente nas cinco regiões do país.