A Porsche acaba de apresentar três novas variantes com tração integral da série 4S para a linha 911. O trio é composto pelo Carrera 4S Coupé, o Carrera 4S Cabriolet e o Targa 4S, que, além da tração nas quatro rodas, receberam um aumento de potência.
Esse ganho de desempenho é resultado de melhorias no sistema de intercooler do motor usado nos modelos. Trata-se do motor boxer biturbo de seis cilindros e 3 litros, que agora entrega 480 cv — um aumento de 30 cv em relação à geração anterior da linha Carrera S.
A transmissão acoplada ao propulsor é a automatizada de dupla embreagem (PDK) com oito marchas. O conjunto leva a força para as quatro rodas, permitindo que o Carrera 4S Coupé acelere de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos. A velocidade máxima é de 308 km/h.
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Equipamentos aprimorados
A lista de equipamentos dos três novos modelos da linha 4S foi atualizada. No caso do Carrera 4S Coupé, há novas rodas de 20 polegadas na dianteira e 21 polegadas na traseira. O sistema Porsche Torque Vectoring Plus e um novo escapamento esportivo também foram adicionados.
O sistema de freios, herdado dos modelos GTS, agora é item de série e traz pinças vermelhas, com discos de 408 mm na dianteira e 380 mm na traseira. No Targa 4S, o eixo traseiro direcional é de série, mas é opcional nos modelos Carrera 4S Coupé e Cabriolet.
A lista de equipamentos inclui ainda faróis Matrix LED, carregamento por indução para celular, retrovisores rebatíveis com iluminação, espelhos fotocrômicos e sensor crepuscular.
As versões Targa 4S e Cabriolet contam com quatro lugares de série, enquanto o Carrera 4S Coupé sai de fábrica com dois assentos. No entanto, é possível solicitar a instalação do banco traseiro sem custo adicional — a Porsche oferece essa configuração como cortesia.
No interior, os três modelos trazem acabamento aprimorado, com maior cobertura em couro. O painel de instrumentos agora é totalmente digital, como já ocorre na atual geração do 911.
60 anos do 911 Targa
A primeira geração do Porsche 911 Targa surgiu em 1965, no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, e foi apelidada de “Cabriolet de segurança”, graças à ampla barra de proteção instalada na posição da coluna “B”.
Inicialmente, a remoção do teto era feita manualmente, mas desde 1993 a Porsche implementou um sistema eletrônico para a operação. Em 2014, o processo passou a ser totalmente automático, com duração de apenas 19 segundos.
A abertura envolve o recolhimento do vidro traseiro, seguido pela dobra do teto e retração da barra de proteção. O design atual presta homenagem à linha Targa original.
Preços e disponibilidade
Até o momento, não há previsão de lançamento das versões com tração integral no Brasil. No exterior, o Carrera 4S Coupé é vendido por 156 mil dólares (aproximadamente R$ 860 mil na conversão direta). A versão Carrera 4S Cabriolet parte de 169 mil dólares (R$ 917 mil), enquanto o Targa 4S custa 171 mil dólares (R$ 931 mil, sem impostos).
Fotos | Porsche/Divulgação
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