A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) encontrou, nessa terça-feira (21), um posto de combustíveis em Sorocaba (SP) que vendia gasolina com 67% de etanol na mistura. É mais do que o dobro permitido por lei: 30%.
De acordo com a ANP, o estabelecimento também foi totalmente interditado por não permitir o livre acesso da fiscalização a todos os tanques e bombas, impossibilitando a realização completa dos testes de qualidade e medição de volume.
VEJA TAMBÉM:
- Kia oferece perfume de gasolina para motoristas de carros elétricos
- Depois do metanol, agora PRF apreende Arla 32 contaminado no Amazonas
- Etanol e gasolina se completam no pleno funcionamento
A ação foi realizada em conjunto com o Procon-SP, que mantém um acordo de cooperação técnica com a ANP, e contou com o apoio da Polícia Civil. A gasolina com 67% de etanol foi encontrada no único tanque em que a fiscalização foi possível.
Essa não é a primeira vez que Sorocaba se vê envolvida em fraudes nos combustíveis. Isso porque, em agosto, dois outros postos da cidade já haviam sido interditados por conta do escândalo do metanol.
Na ocasião, as investigações tiveram início após denúncias anônimas, que também falavam de dispositivos nas bombas para fornecer uma quantidade menor à paga pelos consumidores.
