Você precisa enviar uma mensagem ao seu personal para perguntar sobre sobre a quantidade de suplementos que deve tomar antes do treino, mas bateu a dúvida – além da vergonha de escrever errado. Afinal, o certo é “pré-treino’? ou “pré treino”? Será que tem hífen? Ou sequer tem acento? A gente te conta e ainda explica a regra.
Antes de mais nada: pré-treino tem hífen e acento agudo no “pré”! Da mesma forma que ocorre com “pré-vestibular”, “pré-natal”, “pré-história”, entre outros. E não para por aí! O mesmo acontece com outros prefixos, como “pós” e “pró”. Veja só alguns exemplos:
Pós-graduação;
Pós-operatório;
Pró-reitoria.
Para toda regra…
Como toda regra na Língua Portuguesa, para essa também há uma exceção. Nos casos que mencionamos acima, o “pré”, “pós” ou “pró” só são separados por hífen porque são prefixos tônicos, com pronúncia aberta (é ou ó). Quando isso ocorre, o restante da palavra também mantém sua autonomia (existe “treino” sem o “pré”, por exemplo).
No entanto, há aqueles casos em que o “pre” ou “pro” não são tônicos, e têm pronúncia fechada (ê ou ô). Veja só:
Continua após a publicidade
Prever;
Predeterminado;
Precedente;
Preconceito;
Promover.
Quando for assim, não tenha dúvidas: é tudo junto e sem acento!
Exemplos com pré-treino
É preciso montar um pré-treino com orientação de profissionais;
Nunca pulo o pré-treino, ele é essencial para os resultados;
Não tinha pré-treino e nem personal: apenas uma garrafa d’água e um sonho!
Continua após a publicidade
Veja outras dúvidas de português.
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Publicidade