Você já ouviu alguém dizer que o feminino de bode é “boda”? Ou que é simplesmente “bode fêmea”? Pois é… muita gente já caiu nessa armadilha linguística! Mas calma que a gente ajuda a desfazer essa confusão.
Não tenha mais dúvidas: o feminino de bode é cabra. Isso mesmo, simples assim! O bode é o macho da espécie caprina; a fêmea é a cabra e, o filhote, o cabrito.
+ Qual o feminino de jegue?
De onde vem esses bichos?
“A origem da palavra ‘bode’ é incerta, mas provavelmente vem de uma língua pré-romana. Alguns estudiosos acreditam que a palavra ‘bode’ pode ter origem germânica, do termo ‘bock’, que significa ‘macho da cabra’, ou de origem espanhola, do termo ‘bofe’, que significa ‘pulmão’”, explica a professora Aline Ricarth, do Colégio Rio Branco. E a origem de “cabra”? O termo vem do latim vulgar “capra”.
Cabra, bode e a cultura popular
A confusão entre “bode” e “boda” pode até parecer engraçada, mas também mostra como a Língua Portuguesa está cheia de curiosidades. E quem cresceu no interior ou tem parentes no campo sabe bem como o vocabulário muda de lugar para lugar. Aqui vão alguns exemplos de frases com esses dois termos, para você nunca mais esquecer:
Continua após a publicidade
O berro da cabra é feio, mas entusiasma o bode.
Naquela fazenda havia uma criação de bodes e de cabras.
As cabras, após terem os filhotes, ficam separadas dos bodes.
O bode e a cabra estão soltos no pasto.
Na fazenda de meus avós há uma placa: Vendo casal de cabra e bode.
Literatura e o sertão: muito além do pasto
A palavra “cabra” aparece muito na literatura nordestina. A professora Aline cita como exemplo o artigo “A cabra e eu”, de Ariano Suassuna. Veja este trecho:
“Logo na primeira conversa que tivemos, depois de manifestar seu apreço pelas cabras ele me disse que a carne de cabrito não perde para esse outro símbolo cristão que é o peixe; e afirmou que se dispunha a ir a Taperoá, para conhecer a Fazenda Carnaúba e o rebanho das cabras do Cariri.”
Continua após a publicidade
Já no clássico “Auto da Compadecida”, do mesmo autor, a palavra “cabra” ganha o sentido de homem valente ou perigoso, especialmente ao se referir aos cangaceiros, de acordo com a educadora. Um exemplo é a frase abaixo, extraída da obra:
“JOÃO GRILO: O cabra estava vivo ainda e atirou em mim.”
Confira outras Dúvidas de Português.
Continua após a publicidade
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Publicidade