Muitos universos fantásticos contam com fadas como suas personagens principais ou secundárias. A franquia da Tinker Bell ou a série “Os Padrinhos Mágicos” são exemplos disso. Mas, ao assistir às animações, nos deparamos não apenas com fadas mulheres, mas também com homens. Como se referir a eles? Afinal, qual o masculino de fada?
Na Língua Portuguesa, “fada” é um substantivo sem flexão de gênero. Isso significa que o termo é usado tanto para seres místicos do gênero feminino, quanto masculino.
Do ponto de vista mitológico, faz muito sentido. Em algumas culturas, as fadas fazem parte do folclore local e, para aqueles povos, elas não se enquadram nas definições de gênero dos seres humanos. Portanto, não faria sentido separá-las entre homens e mulheres.
+ Folclore brasileiro: o surgimento e a história por trás das lendas
Newsletter
Resumos de atualidades, calendários de provas, dicas de estudo e muito mais! Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Continua após a publicidade
A origem das fadas
Apesar de aparecerem em diversas culturas, as fadas tem origem no folclore irlandês e não eram nada parecidas com estes seres bonitinhos que vemos hoje no cinema. Nos mitos, são seres invisíveis aos olhos humanos, mas que tomam formas humanoides quando desejam aparecer. Estes seres podem ser encontrados em pântanos, cavernas, lagos e ilhas.
De acordo com estudiosos da cultura irlandesa, em gaeilge, o idioma irlandês, a palavra para “fada” é Sidhe (ou Sí). Esse termo é associado tanto às fadas como a outros seres da mitologia irlandesa, incluindo pookas, banshees, duendes, sereias, selkies e outras criaturas. Também pode se referir aos locais onde elas vivem.
Hoje, o dicionário irlandês-inglês Teanglann nos dá os seguintes significados para Sí:
Continua após a publicidade
Monte de fadas.
Fada; encantador, encantador; enganoso, ilusório.
Com a colonização da Irlanda pelos ingleses, a cultura da ilha se espalhou pelo mundo e chegou ao entretenimento na época vitoriana, sendo perpetuada posteriormente por influência da mídia britânica e americana.
+ Conheça a nação que mais colonizou no mundo
Continua após a publicidade
Exemplos
Ela caminhava pela floresta como se fosse guiada por uma fada invisível.
Quando sorriu, foi como se uma fada tivesse tocado o ar com pó de estrelas.
Toda mulher que recupera sua magia interior se torna sua própria fada guardiã.
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Publicidade