Adquira

Produtos e Serviços

Parceiros

Empresas parceiras

Categorias

selecione produtos

Economia

Indicadores Econômicos

Login

Acesse ou crie sua conta

Mais previsões: Weather Sao Paulo 30 days

Qual o masculino de formiga?

qual-o-masculino-de-formiga?

Qual o masculino de formiga?

Quando vemos este pequeno artrópode caminhando sobre um pote de doces na cozinha, sempre nos referimos a ele como “a formiga“. Mas já pensou só se ele for macho?! Neste caso, qual seria o masculino de formiga? Bom, este é um dilema que aflige muitos insetos que se enquadram numa classificação gramatical de gênero conhecida como “epiceno“.

“Os epicenos usam uma única forma, geralmente associada a um único gênero gramatical, e distinguem o sexo com as palavras macho ou fêmea”, explica a professora Rebeca Mendes, especialista no ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e coordenadora de Linguagens e Códigos no Colégio 7 de Setembro. Ou seja, não existe uma palavra específica para designar o masculino de formiga, devemos dizer simplesmente “formiga macho”!

Mas já se perguntou por que os insetos, répteis, peixes e alguns outros animais não tiveram a “honra” de ganhar substantivos diferentes para flexionar o gênero? “O interesse gramatical está mais voltado para a espécie do que para a diferenciação sexual”, explica Rebeca, referenciando a Gramática Normativa da Língua Portuguesa de Rocha Lima.

+ Qual o masculino de abelha?

Mas e o tal do formigão?
Se você já ouviu dizer por aí que o masculino de formiga é formigão, saiba que tem explicação. Mendes resolveu “cutucar” outras professoras do colégio onde leciona a respeito da dúvida, e sua xará Rebeca Xavier trouxe uma resposta curiosa:

Continua após a publicidade

“Em linguagem padrão, é substantivo epiceno. No entanto, na linguagem coloquial (no português brasileiro), tanto pode ser considerado epiceno quanto biforme, tendo formiga no feminino e formigão como forma masculina. Assim como tigre, que se apresenta como biforme na fala cotidiana (tigre/tigresa) e epiceno na linguagem formal (tigre macho/tigre fêmea).”

Quando se trata de arrasar em uma redação ou concurso, não tenha dúvidas: “formiga é um substantivo epiceno. Se houver algum ‘formigão’ por aí, ele vive na nossa criatividade”, afirma Rebeca Mendes.

O gênero nos animais
Aí vai uma dica para facilitar seus estudos quando se deparar, novamente, com dúvidas a respeito do gênero dos animais. A professora de Língua Portuguesa consultou as principais gramáticas e fez uma breve explicação das quatro possíveis classificações:

Continua após a publicidade

Biformes – apresentam formas distintas para o masculino e o feminino (ex: leão/leoa, cavalo/égua).
Uniformes – têm uma só forma para os dois sexos e se subdividem em:

Epicenos – usam uma única forma, geralmente associada a um único gênero gramatical, e distinguem o sexo com as palavras “macho” ou “fêmea” (ex: a cobra macho / a cobra fêmea).
Comum de dois gêneros – mesma forma, mas o gênero gramatical varia com o artigo (ex: o estudante / a estudante).
Sobrecomuns – possuem apenas uma forma e um gênero gramatical, independentemente do sexo (ex: a criança, o cônjuge).

Veja outras dúvidas de português.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

WhatsAPP
Telegram

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Encontre o profissional certo para você

Os melhores profissionais das mais diversas áreas a para poder atender a qualquer demanda que você precisar, seja você um profissional ou alguem que precisa de um serviço específico, VEM PRA WEB

Leia Sobre
Ultimas Notícias