Chefe de Estado do Vaticano e líder máximo da Igreja Católica, o papa Francisco faleceu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. Jorge Mario Bergoglio, nome de batismo do pontífice, assumiu após a renúncia de Bento XVI. Argentino, Francisco tornou-se o primeiro papa latino-americano, e sua passagem pela Santa Sé ficou marcada pela defesa dos mais pobres, dos refugiados, das mulheres e outras minorias sociais.
O papado de Francisco durou exatamente 12 anos e 35 dias. De acordo com estatísticas do Vaticano, a média é de 7 anos e 11 meses. Em toda a história da Igreja, o líder que ficou menos tempo no poder foi Urbano 7º, em 1590, que reinou por apenas 12 dias antes de morrer.
Veja quem foram os papas que estão na outra ponta, como os mais longevos.
+ A faculdade que precisa fazer para virar cardeal – ou até mesmo papa
1. Pio IX
Embora muitos religiosos apontem Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, como o papa mais longevo da história da Igreja, faltam registros históricos que deem conta de comprovar a informação. O próprio Vaticano não tem registro exato de quando teria começado o papado do fundador da Igreja.
Continua após a publicidade
Com isso, quem fica com o título do maior papado é o italiano Pio IX, que ficou no poder entre 1846 a 1878, totalizando 37 anos como líder máximo da Igreja.
2. João Paulo II
O segundo maior papado foi recente, e teve fim em 2005. O papa João Paulo II ficou 26 anos à frente da Igreja e do Vaticano entre 1978 e 2005, quando faleceu em abril daquele ano. O polonês também levou consigo o título de papa que mais viajou na história – foram 104 visitas ao exterior. Francisco, que foi o segundo a mais viajar, fez 65.
3. Leão XIII
O papado do italiano Leão XIII durou 25 anos, tendo início em 1878 e fim em 1903. O curioso é que seu antecessor foi justamente Pio IX, o primeiro desta lista, o que significa que a Igreja teve dois papas muito longevos um seguido do outro. Leão XIII também foi um dos pontífices mais velhos, falecendo aos 93 anos.
Continua após a publicidade
4. Pio VI
Mais um italiano para a lista. Pio VI foi papa entre 1775 e 1799 – ou seja, por 24 anos. Seu papado foi atravessado por dois grandes eventos históricos: a Revolução Francesa e as conquistas de Napoleão Bonaparte. Forte oponente dos movimentos revolucionários, o papa foi preso pelas tropas napoleônicas e morreu meses depois. Não sem entrar para a lista de um dos maiores papados da história.
5. Adriano I
O papa romano Adriano I reinou por 23 anos ainda no primeiro milênio da Igreja, entre 772 e 795. Sua família era descendente da aristocracia romana, mas foi criado pelo tio, já que ficou órfão ainda criança. Adriano I foi considerado um papa firme e defensor da disciplina.
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Publicidade