No feriado de 15 de novembro, a Chapada Diamantina receberá a 8ª edição do Rally da Chapada, promovendo o ecoturismo no local. A prova terá como palco o Vale do Capão, conhecido por suas paisagens exuberantes.
VEJA TAMBÉM:
- Andar com carro na reserva dá multa? Entenda!
- Jatinho da Honda agora roda com combustível sustentável feito com cana-de-açúcar
- BYD Dolphin híbrido pode estrear ano que vem, com nova geração
Formato de gincana e categorias para iniciantes
A edição de 2025 do Rally trará um formato de gincana automotiva, com percursos que unem desafios leves de navegação e tarefas temáticas. O evento será dividido em duas categorias principais:
- Turismo 4×2: voltada para veículos urbanos convencionais, sem tração integral (indicado para os iniciantes).
- Adventure 4×4: voltada para veículos com tração nas quatro rodas.
Ao todo, cerca de 100 km completam o percurso total da prova, passando por estradas vicinais e comunidades locais, entre o Vale do Capão e a Praça dos Garimpeiros, em Palmeiras (BA). Além disso, um dos diferenciais do evento é seu espírito democrático.
Segundo Roberto Nunes, um dos coordenadores, o rally é acessível, bem estruturado e voltado ao lazer. A disputa utiliza um padrão de planilha de regularidade, onde o carona lê as indicações de quilometragem e o motorista segue.
“Nossa ideia é um passeio planilhado com indicações que devem ser seguidas pelo carona e pelo motorista. Sempre brinco que o nosso rally, o motorista vira piloto e o carona é o navegador”, destaca Nunes.
Além dos desafios de direção e navegação, as provas sociais, culturais e ambientais também contam e ajudam a definir os vencedores. A competição funciona como uma vitrine para o turismo de aventura na Chapada Diamantina, movimentando a economia local.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela plataforma Sympla, custando R$ 250,00 por dupla (piloto e navegador).