Modelo também será exportado para 17 países e estreia no Brasil em 2025
A Renault iniciou nesta semana a produção do SUV Boreal no Complexo Ayrton Senna, localizado na região metropolitana de Curitiba (PR). A unidade é a primeira do mundo a fabricar o modelo, que será destinado a 17 países da América Latina. O lançamento no Brasil está previsto para 2025, com chegada a outros mercados, como Turquia, a partir de 2026.
Foto principal | Renault/Divulgação
Se inscreva no canal do Autos Segredos no YouTube!
Confira nosso primeiro contato com o Renault Boreal:
O Boreal é parte do plano estratégico Renault Brand International Game Plan 2024–2027 e sucede os modelos Kardian, Duster e Grand Koleos como aposta da marca no segmento C-SUV. Segundo a empresa, o desenvolvimento e a industrialização do Boreal no Brasil fazem parte de um ciclo de investimentos de R$ 5,1 bilhões entre 2021 e 2025, dos quais R$ 2 bilhões foram destinados ao novo modelo.
A cerimônia de início da produção contou com a presença de executivos da Renault, incluindo Thierry Charvet, vice-presidente de Indústria, Qualidade e Supply Chain do grupo; Mendi Ammad, vice-presidente industrial para a América Latina; e Ariel Montenegro, presidente da Renault do Brasil.
O Complexo Ayrton Senna é reconhecido pelo Fórum Econômico Mundial como referência em indústria 4.0. A planta utiliza tecnologias como inteligência artificial, gêmeo digital, impressão 3D e veículos guiados automaticamente (AGVs). Desde 2016, a unidade opera com política de Aterro Zero e utiliza 100% de energia elétrica de origem fotovoltaica.
Características do Boreal
O Boreal tem 4,56 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,65 m de altura e entre-eixos de 2,70 m. O modelo é construído sobre a plataforma Renault Group Modular Platform (RGMP), com arquitetura elétrica e eletrônica compatível com regulamentações atuais e futuras.
O SUV será o primeiro da marca produzido no Brasil a oferecer o sistema de infoentretenimento Google Automotive Services fora da Europa. O interior conta com painel duplo horizontal openR, tela de instrumentos de 10 polegadas e sistema multimídia de 10,1 polegadas.
O modelo também inclui sistema de som Harman Kardon com ajuste acústico personalizado, desenvolvido em parceria com Jean-Michel Jarre. A plataforma permite a integração de até 24 sistemas avançados de assistência ao motorista.
O Boreal será equipado com motor 1.3 turbo flex TCe, que entrega 270 Nm de torque, acoplado ao câmbio automático EDC de dupla embreagem úmida com seis marchas.
Foto principal | Renault/Divulgação
O post Renault inicia produção do SUV Boreal no Paraná apareceu primeiro em Autos Segredos.