Leitor Mario Lamas flagrou protótipos do Dacia Duster sendo transportados na rodovia Anhanguera em São Paulo
Depois de entrar no segmento “B” de SUVs de entrada e prestes a estrear no segmento “C” com o Renault Boreal, a marca francesa pode estar preparando a nacionalização da nova geração do Duster para o Brasil. Protótipo do Renault Duster com novo visual traseiro foi flagrado em testes em Curitiba (PR) pelo leitor Leandro Ribeiro.
Na Europa, o Duster vendido pela Dacia e pela Renault tem o mesmo visual, mudando somente as logos das marcas. Mas o flagra do Leandro mostra o SUV com novas lanternas traseiras traseira sem invadir a tampa e novo para-choque para abrigar a placa de identificação.
Como dizia um antigo ditado “neste mato tem coelho”. Apuramos que a fábrica da marca em São José dos Pinhais está passando por mudanças para montar os modelos da Geely e também receber novos projetos da Renault. O que isso explicaria a nova geração do Renault Duster rodando reestilizada no Brasil.
Assim como o Kardian e o Boreal, o novo Duster é construído a partir da plataforma CMF-B. As medidas do novo Duster são menores em alguns quesitos e maiores em outros em relação a atual geração vendida no Brasil. No comprimento ele ganha ao ter 4,34 metros (4,31), mas perde no entre-eixos com 2,65 m (2,67 m), mas ganha em altura, ficando com 1,69 m (1,65 m) e conta com 1,81 m de largura (1,83 m).
Motor
Caso a Renault opte por encaixar o novo Duster entre o Kardian e o Boreal, ele seguirá com o motor 1.3 Turbo Flex TCe ligado a caixa automatizada de dupla embreagem de seis marchas. Esse motor também terá sistema híbrido.
Como é o novo Dacia Duster?
A attual geração dos Renault e Dacia Duster tem linhas inspiradas no conceito Bigster, o novo Duster passa a ostentar linhas mais modernas e sóbrias, utilizando faróis e lanternas em LED em formato de “Y” deitado. No entanto, as lanternas do protótipo flagrado não seguem mais o desenho em “Y”.
De lado, ele recebe linhas mais horizontalizadas, junto à maçaneta traseira escondida na coluna C, colaboram para um resultado final bonito, que passa a sensação de um projeto atual sem perder a caraterística robustez visual conhecida das antigas gerações.
Por dentro, a nova geração do Renault Duster recebeu digital de 7″ e adiciona uma nova central de 10,1″ com conexões sem fio. Apesar de apresentar uma mudança visual completa, o que podemos ver no geral é semelhante ao já aplicado no Sandero europeu, principalmente no que diz respeito aos materiais utilizados e recursos oferecidos.
Foto principal | Leandro Ribeiro
Se inscreva no canal do Autos Segredos no YouTube!
Confira nosso primeiro contato como Renault Kardian Iconic 2026:
O post Renault testa nova geração do Duster reestilizada no Brasil apareceu primeiro em Autos Segredos.