Acredite: a cidade onde o Sol nasce primeiro no continente americano fica na região Nordeste do Brasil! Estamos falando de João Pessoa, no estado da Paraíba. A cidade fundada em 1585 e que completará 440 anos em 5 de agosto tem parte do seu território no ponto mais oriental de todas as Américas.
Pode parecer só marketing de turismo, mas especialistas já se mobilizaram para tirar a prova e a conclusão foi que sim, João Pessoa pode levar o título de ‘cidade onde o Sol nasce primeiro nas Américas’ por causa da sua localização geográfica!
Abaixo, entenda como a rotação da Terra explica o título pomposo dos pessoenses.
+ Entenda como se formam as quatro estações
A geografia por trás do nascer do Sol
Felipe Sérvulo, professor de Física, astrônomo e mestre em cosmologia, fez um experimento para verificar se o Sol realmente nasce primeiro em João Pessoa e confirmou a hipótese. O que explica o fenômeno, afirmou em entrevista ao G1, é a rotação da Terra. Vamos por partes. O Sol sempre nasce no leste e se põe no oeste. Já a Terra, gira do sentido oeste para o leste. Isso faz com que, geograficamente, a capital paraibana seja a cidade mais a leste nas Américas.
Continua após a publicidade
Este movimento no sentido oeste-leste da Terra se chama rotação. Se você está em dia com os conteúdos de geografia, sabe que a rotação é quando o planeta gira em torno do próprio eixo. Ela tem a duração de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. É o que gera a sucessão dos dias e das noites. Além disso, a rotação é responsável pelo achatamento dos polos e influencia na circulação atmosférica e nas correntes marinhas.
“Se você levar em consideração que a Terra vai ‘girando’ e recebendo os raios solares, como João Pessoa está nessa localização, vai ser a cidade onde o sol nasce primeiro”, explica o astrônomo.
Continua após a publicidade
Caso você decida conferir o evento de perto, o ponto de nascimento do Sol está localizado na praia da Ponta do Seixas, uma das menores da cidade.
+ Conheça os principais movimentos da Terra
E qual é a cidade brasileira onde o Sol nasce por último?
Mapa dos fusos horários do Brasil.Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)/Reprodução
Continua após a publicidade
Vagner Augusto, professor de Geografia do Curso Anglo, relembra que o Brasil tem quatro fusos horários. Os fusos são divisões que existem em todo o planeta e que delimitam naquela faixa de terra a hora específica, a partir do Meridiano de Greenwich.
Enquanto a capital da Paraíba é a cidade que está mais a leste na porção continental do território brasileiro e recebe os primeiros raios de Sol, o Acre é a última localização do Brasil a ver o Sol nascer.
“Os primeiros fusos do Brasil mais a leste envolvem as ilhas, depois temos o fuso oficial do Brasil que pega boa parte do nosso litoral, a capital brasileira, Brasília. Há também o terceiro que pega Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, boa parte do estado do Amazonas”, conclui o professor.
+ O que diferencia um território de um país?
Continua após a publicidade
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Publicidade