Você sabia que a sua redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode ser lida por até seis pessoas diferentes? Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), todas as redações passam por pelo menos dois avaliadores, mas esse número pode aumentar para três ou seis em alguns casos. Confira abaixo todas as possibilidades.
Entenda o passo a passo da correção
Cada redação do Enem passa por dois corretores independentes, que não têm acesso à nota um do outro. Eles analisam o desempenho do candidato de acordo com cinco competências, de 200 pontos cada uma:
Competência 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Ao terminar a correção, os avaliadores atribuem uma nota para a redação, que é a soma da pontuação das competências.
A nota final do candidato é a média aritmética desses dois valores. Por exemplo, se um corretor deu 800 e o outro 840, a pontuação final do participante será de 820.
Continua após a publicidade
Newsletter
Resumos de atualidades, calendários de provas, dicas de estudo e muito mais! Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Discrepância entre as notas
Em alguns casos, os corretores podem chegar a notas muito diferentes para o mesmo texto. Quando há uma diferença superior a 100 pontos no total ou de mais de 80 pontos em qualquer competência, um terceiro avaliador entra em jogo.
Após a nova correção, o resultado do participante é a média aritmética das duas notas que mais se aproximam, e a terceira é descartada. Por exemplo, se as notas dos dois primeiros avaliadores forem 760 e 640 (uma diferença de 120 pontos), e a do terceiro for 720, a nota final será a média de 760 e 720, resultando em 740 pontos.
Continua após a publicidade
E se a terceira nota ainda for muito diferente das duas anteriores? Nesse caso, a redação passa por uma banca de três avaliadores, que atribuirá a nota final do participante.
Dessa forma, cada redação é lida por, no mínimo, dois, e no máximo, seis corretores, dependendo do grau de divergência entre as avaliações. Esse processo garante que a nota seja a mais justa possível para os candidatos.
A redação do Enem 2025 será no dia 9 de novembro, junto com as avaliações de Linguagens e Ciências Humanas. Enquanto a prova não chega, prepare-se para os possíveis temas da redação.
Continua após a publicidade
Cronograma Enem 2025
Inscrições: de 26 de maio a 13 de junho de 2025
Pagamento da taxa: até 18 de junho de 2025
Pedido de atendimento especializado e nome social: até 13 de junho
Divulgação do resultado do atendimento especializado: 20 de junho
Prazo para recurso: 23 a 27 de junho
Resultado do recurso: 4 de julho
Provas: 9 e 16 de novembro de 2025
Provas em Belém, Ananindeua e Marituba (PA): 30 de novembro e 7 de dezembro
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com
professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Publicidade