Adquira

Produtos e Serviços

Parceiros

Empresas parceiras

Categorias

selecione produtos

Economia

Indicadores Econômicos

Login

Acesse ou crie sua conta

Mais previsões: Weather Sao Paulo 30 days

Stellantis irá desmontar carros para vender peças 

stellantis-ira-desmontar-carros-para-vender-pecas 

Stellantis irá desmontar carros para vender peças 

Com sede em Osasco (SP), Circular AutoPeças é uma empresa do grupo Stellantis que irá desmontar carros para atuar na venda de peças usadas certificadas para clientes finais 

95% dos carros no Japão já são reciclados anualmente, no Brasil, apenas 1,5% tem o mesmo destino. Mesmo com o baixo índice, o tratamento e desmonte de carros pode representar um mercado de R$ 2 bilhões no país. De olho no crescimento deste modelo de negócio, a Stellantis inaugura a empresa Circular AutoPeças, sediada em Osasco (SP). 

VEJA TAMBÉM:

O novo negócio da Stellantis recebeu investimento de R$ 13 milhões para a construção do centro, a nova empresa deverá criar cerca de 150 postos de trabalho nos próximos anos. O centro de tratamento de carros pode desmontar até 8 mil veículos por ano.

Já em atuação, a Circular AutoPeças tem um estoque de 2.500 peças para serem vendidas para clientes finais. Os interessados em peças usadas podem comprar diretamente na sede da empresa ou por canais digitais.

As peças do estoque de inauguração são de modelos pré-séries das marcas do Grupo Stellantis, vale ressaltar que não são protótipos, são carros já emplacados que por algum motivo seriam escrapeados. Mas suas peças podem ser comprovadas, eles podem ser desmontados e tratados no centro de desmonte da Circular AutoPeças.

A Circular AutoPeças também venderá peças de carros multimarcas, durante nossa visita, carros como Honda WR-V e Chevrolet Onix estavam lá para que suas peças tenham uma segunda vida. 

Os carros que serão desmontados pela empresa podem ser oriundos de leilões sinistrados, classificados como perda total, ou automóveis que chegaram ao fim de sua vida útil.   

Todo carro que entra pelas portas da Circular AutoPeças já contam com seus chassis cortados e com baixa no Detran. 

O local onde está instalado a nova empresa conta com preparo especial para que o carro seja tratado/desmontado corretamente. Os carros que chegam ao local ficam estacionados numa área específica onde chão recebe uma pintura especial para que nenhum tipo de fluído contamine o solo. Além da pintura especial, canaletas servem de escoamento para possíveis líquidos que porventura vazem dos automóveis, sendo armazenados em tanques específicos para que eles tenham o fim correto. 

A primeira etapa do processo de desmonte é avaliar os conjuntos mecânicos e elétricos do carro. Ele é ligado e um técnico avalia o funcionamento do motor e câmbio. 

Ao terminar essa avaliação, o carro segue para a área de descontaminação, na qual o óleo do motor da caixa, fluídos de freio, líquidos do radiador, entre outros líquidos são esgotados do carro. 

Neste local, o piso também recebe pintura especial e o ambiente é ventilado para que o trabalhador não se contamine no processo de desmonte. Vale ressaltar que todo o transporte dos carros é realizado por empilhadeiras. 

Como é feita a classificação?

Após o desmonte, motor e caixa são lavados em ambiente controlado com produtos especiais e não tóxicos para serem estocados. Cada peça é fotografada e recebe um QR Code do Detran-SP para que sua origem seja comprovada. Pelo código, o comprador tem a rastreabilidade total, incluindo informações sobre o veículo de origem, quem realizou o desmonte e a procedência da peça. 

Após a etapa de testes e descontaminação, o carro vai para outra área onde três carros podem ser desmontados simultaneamente.  

Um técnico avalia a condição da peça para efetuar sua classificação. Por exemplo, uma lanterna sem trincas ou quebrados poderá ser vendida, mas caso tenha ela pequenos riscos ela receberá uma nota menor. Todas as peças são avaliadas no momento do desmonte.

As peças podem receber classificações de 0 a 9, de 0 a 5, elas podem ser destinadas a serem recicladas ou remanufaturadas. As peças que poderão ter uma segunda vida são encaminhadas para um parceiro para serem recondicionadas em condições de uso, elas também serão vendidas pela Circular AutoPeças. 

Já peças como bancos, capôs, portas, para–lamas, tampa de porta-malas, lanternas, rádios, sistemas multimídia e centrais eletrônicas são avaliados para serem classificados. 

Vale ressaltar que peças relacionadas à segurança são destinados diretamente à reciclagem como disco de freios, limpadores de parabrisas, airbags, entre outros itens. Por isso, bancos com sidebags (airbags laterais) não serão vendidos pela Circular AutoPeças. 

interessados em comprar as peças diretamente na Circular Auto Peças terá atendimento presencial na sede da empresa, itens como lanternas, faróis e pequenas peças eletrônicas poderão inclusive serem analisadas no momento da compra. 

Mas quem não mora na região poderá comprar as peças de seu interesse pela loja oficial da Circular AutoPeças no Mercado Livre e futuramente num e-commerce próprio. A loja será multimarcas, comercializando peças usadas com garantia de três meses.

100% das peças de um carro desmontado pela empresa terá suas peças com o destino correto. Ao final do processo, o monobloco final do carro é encaminhado para parceiros para que sua carroceria seja reciclada. Um ponto positivo é que teto, frente e traseira não são vendidos pela Circular Auto Peças, o que impedirá que ela seja usada em carros que não deveriam ser reparados. 

“Em um mundo cada vez mais impactado pela escassez de matérias-primas, garantir o acesso a recursos críticos é um imperativo estratégico, além de contribuir para a redução do impacto ambiental. Ao internalizar as operações de desmontagem, a Stellantis passa a ter controle sobre o fluxo de componentes e materiais dos veículos, ao mesmo tempo em que reduz o desperdício”, afirma Laurence Hansen, vice-presidente sênior global de Economia Circular.

A Circular Auto Peças é o primeiro local de tratamento e desmonte de carros ligado a um grupo automotivo no Brasil e o segundo da Stellantis no mundo. O primeiro fica em Turim, na Itália.

Com a iniciativa, a Stellantis intensifica sua atividade de economia circular na América do Sul, como parte de seu trabalho em direção a descarbonização da indústria automotiva.

Foto principal | Stellantis/Divulgação

O post Stellantis irá desmontar carros para vender peças  apareceu primeiro em Autos Segredos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Encontre o profissional certo para você

Os melhores profissionais das mais diversas áreas a para poder atender a qualquer demanda que você precisar, seja você um profissional ou alguem que precisa de um serviço específico, VEM PRA WEB

Leia Sobre
Ultimas Notícias