Suzuki e-Vitara chegará para manter a operação da marca viva no mercado brasileiro. Mas será suficiente?
O Suzuki e-Vitara foi o escolhido pela HPE Automotores para manter a marca japonesa viva no mercado brasileiro. O Autos Segredos antecipou com exclusividade os planos do grupo no dia 2 de abril deste ano. Agora, apuramos que o SUV elétrico será vendido na versão 4Style com trações 4×2 e 4×4.
A primeira aparição deve ocorrer no Salão do Automóvel de São Paulo 2025, já que a HPE Automotores, que representa também a Mitsubishi, confirmou sua participação.
Como apontamos em abril, os concessionários da Suzuki tiveram que segurar suas operações vendendo um pequeno lote do Jimny Sierra.
Motor elétrico do Suzuki e-Vitara
O Suzuki e-Vitara tem sistema de propulsão elétrico eAxle, que integra motor e inversor, aliado a baterias de ferro-fosfato de lítio, disponíveis nas versões de 49 kWh ou 61 kWh.
As unidades que serão vendidas no Brasil terão a bateria de 61 kWh. Com tração 4×2, o motor elétrico de 128 kW entrega 171 cv de potência e torque de 19,3 kgfm.
Já com tração 4×4, o Suzuki e-Vitara tem dois motores, sendo um em cada eixo. Juntos eles entregam 181 cv de potência e torque de 30,5 kgfm.
Segundo a Suzuki, o sistema de tração 4×4 elétrica ALLGRIP-e, equipado com dois motores independentes, garante maior controle e desempenho em diferentes condições de uso. A marca destaca o modo Trail, que atua em terrenos irregulares aplicando freio nas rodas que perdem aderência e redistribuindo o torque para as demais, funcionando como um diferencial de deslizamento limitado.
O Suzuki e-Vitara mede 4,27 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,63 m de altura e tem 2,70 m de entre-eixos, com vão livre de 18 centímetros em relação ao solo. Segundo a fabricante, o modelo segue a filosofia “High-Tech & Adventure”, ao unir a modernidade dos elétricos com a robustez típica dos utilitários esportivos.
No design, a dianteira do Vitara elétrico tem linhas recortadas e vincos bem marcados no capô, que exibe um ressalto central. Os faróis lembram a forma de um “V”, avançando tanto em direção à grade frontal quanto aos para-lamas. O para-choque superior acompanha a cor da carroceria, enquanto a parte inferior recebe acabamento em preto.
De perfil, os para-lamas são destacados com molduras escuras, e as laterais têm vincos que remetem a um arco de flecha.
Na traseira, as lanternas horizontais do Suzuki e-Vitara se prolongam pela tampa, que apresenta linhas retas. O para-choque é totalmente em preto e abriga a placa de identificação.
Por dentro, o e-Vitara traz painel e central multimídia integrados, com linhas modernas e acabamento que, pelas imagens divulgadas, aparenta boa qualidade. O console central é elevado e inclui apoio de braço que separa os bancos dianteiros.
Foto principal | Suzuki/Divulgação
Se inscreva no canal do Autos Segredos no YouTube!
Confira nosso primeiro contato com o Ford Mustang Dark Horse:
O post Suzuki e-Vitara será vendido na versão 4Style com trações 4×2 e 4×4 apareceu primeiro em Autos Segredos.