Fiat Toro Ultra Turbo 270 2026 é a versão topo de linha da picape média compacta com motor flex que recebeu alterações no visual e freio de estacionamento elétrico. Potência diminui um pouco. Leia o teste
Por Paulo Eduardo
Novo desenho da grade frontal diferencia imediatamente o modelo 2026 dos anteriores. Fabricante atingiu o alvo em cheio e atrai a curiosidade pela picape de rodar mais confortável à venda no país. Lanternas traseiras têm desenho diferente.
Também são novas as entradas de ar nas extremidades do para-choque assim como as lanternas traseiras. Por dentro, o freio de estacionamento é elétrico com função hold, que freia e libera as rodas automaticamente em parada. Freio traseiro agora é a disco sólido. Freios muito eficientes param em espaço de segurança com a frente abaixando muito.
O acabamento interno é escuro nessa versão e rodas também escuras de 18 polegadas têm novo desenho. Bancos forrados em couro têm acabamento em pespontos vermelhos.
Se o visual agrada da Fiat Toro Ultra Turbo 270 2026, o desempenho com a queda de potência do motor 1.3 turbo (1.332 cm³ de cilindrada) não decepciona. A perda se deve ao novo programa de reduções de emissões denominado PL 8.
Com etanol, a redução de potência é de 9 cv (185 cv para 176 cv) e se dá a 5.250 rpm diante de 5.750 rpm anteriores de potência máxima. Com gasolina, a perda é menor, de 5 cv (180 cv para 176 cv) e a faixa de potência é a mesma: 5.750 rpm.
Entretanto, o torque permanece inalterado (27,5 kgfm), mas se dá a 2.000 rpm diante das 1.750 rpm anteriores. A relação peso/potência é de 9,72 kg/cv. O desempenho é bom tanto na aceleração quanto em retomada (ultrapassagem). Fabricante declara 10,1 segundos para atingir 100 km/h.
Com motorista, passageiro e 50 quilos de peso na caçamba, o desempenho da Fiat Toro Ultra Turbo 270 2026 é bom para uma caminhonete sem pretensões esportivas. No modo esportivo, as marchas são trocadas em rotações mais altas.
O câmbio é automático de seis marchas com conversor de torque. As trocas são perceptíveis, mas sem trancos. Ocorre redução ao pisar no freio ou na diminuição da velocidade. Troca manual é por meio de aletas no volante ou movimentando-se a alavanca.
Percebe-se ligeiro retardo ao pressionar totalmente o acelerador na retomada de velocidade, mas sem comprometer a segurança. O tempo é suficiente para realizar a manobra com tranquilidade.
Consumo médio de gasolina na estrada registrado no computador de bordo foi de 11,5 km/l dentro dos limites da rodovia, e de 7 km/l na cidade, com ar desligado nas duas medições.
A capota rígida da caçamba da Fiat Toro Ultra Turbo 270 2026 torna o desenho mais elegante. A remoção requer mais tempo em comparação com a capota de lona, mas não é um quebra-cabeça. Um bolsão com zíper ancorado nos ganchos laterais protege a bagagem da poeira e da água, em caso de chuva.
Isso é demonstração de que picapes vão além de um veículo para transporte de carga. Escolha de veículo próprio não é racional na maioria das vezes. Rodar no trânsito urbano pachorrento requer carro menor, mas…
Além da carroceria monobloco, que está mais sujeita a torção ao trafegar em caminho ruim do que as de chassi, menos confortáveis e com maior rigidez para suportar tranco em trilha, a Toro tem suspensão independente na traseira.
Nem os pneus de uso misto, que são mais duros do que os de asfalto, tiram o conforto na cabine da Fiat Toro Ultra Turbo 270 2026. Esse é o trunfo. Apesar de ter tração somente na dianteira, a Toro tem controle de tração que equaliza a força nas rodas quando uma delas patina.
A grande altura do solo e os ângulos de ataque e de saída permitem trafegar em caminhos ruins. A altura do solo diminui 2,5 centímetros com carga máxima de 670 kg.
A direção com assistência elétrica é leve em manobra e firme em alta. Diâmetro de giro grande (12,2 metros) requer manobrar mais em espaço limitado. Volante tem boa pega e tem revestimento rugoso para evitar deslize das mãos. Coluna é regulável em altura e distância.
Banco do motorista tem regulagens elétricas, inclusive a lombar. O do passageiro é regulável manualmente e sem a lombar. Banco traseiro tem espaço confortável para dois. Acesso requer abaixar e contraria a ergonomia.
Ar-condicionado é digital de duas zonas. Câmera de ré tem ótima definição de imagem e é importante em veículo de quase cinco metros de comprimento. Comandos estão bem posicionados e bem iluminados. Ergonomia correta.
Iluminação da cabine deveria ter luzes mais potentes, principalmente pelo material escuro. Os faróis têm luzes de LED, mas facho baixo é curto e requer lampejar o alto. Poderia ter alcance maior se tivesse nivelamento automático ou regulagem de altura do facho. Limpadores e lavadores de para-brisa são eficientes.
A Fiat Toro Ultra Turbo 270 2026 tem farol alto automático, frenagem automática de emergência e alerta de saída de faixa com interferência no volante, seis airbags, controle de tração e estabilidade, partida sem chave assim como acesso à cabine, tela tátil de 10,1 polegadas e navegação nativa.
São muitos itens de conforto e conveniência. Acabamento convincente na aparência, encaixes e arremates. O preço sugerido da Ultra é de R$ 196.490. Pintura metálica custa R$ 2.490. Garantia é de três anos sem limite de quilometragem.
Ficha técnica Fiat Toro Ultra Turbo 270 2026
- Motor
De quatro cilindros em linha, dianteiro, transversal, 16 válvulas, injeção direta, flex, 1.332 cm³ de cilindrada, 176 cv (etanol) de potência máxima a 5.250 rpm e 176 cv (gasolina) de potências máximas a 5.750 rpm e torques máximos de 27,5 kgfm (e/g) a 2.000 rpm - Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas com conversor de torque - Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 12,2 metros - Freios
Disco ventilado na dianteira, e disco na traseira - Suspensão
Dianteira, McPherson, braços oscilantes inferiores, barra estabilizadora; traseira, multibraços, braços transversais e longitudinais, barra estabilizadora; altura do solo, 22,3 centímetros (vazio)/ 19,8 cm (carregado) - Rodas/pneus
6,5×18”de alumínio/225/60 R18 - Peso
1.712 kg - Carga útil (passageiros+ bagagem)
670 kg - Tanque
55 litros - Dimensões (metro)
Comprimento, 4,954; largura, 1,849; altura, 1,686; distância entre-eixos, 2,982 - Caçamba (metro)
Comprimento, 1,334; largura, 1,360; altura, 0,571; volume, 937 litros - Capacidades
Ângulo de ataque, 25 graus; de saída, 29 graus e de rampa, não divulgado - Desempenho
Velocidades máximas, 197 km/h (e/g); aceleração até 100 km/h (segundos), 10,1 (e/g) - Consumo (km/l)
Urbano, 6,5 (e)/9,4 (g); estrada, 7,8 (e)/10,8 (g)
Foto principal | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Se inscreva no canal do Autos Segredos no YouTube!
Confira nosso primeiro contato com a Fiat Toro Ranch 2.0 Turbodiesel 2026:
O post Teste: Fiat Toro Ultra Turbo 270 flex – mudança está na cara apareceu primeiro em Autos Segredos.