A chinesa Haojue DL 160 acabou de chegar ao mercado brasileiro com a proposta de trazer um pouco mais de conforto e ergonomia para a condução do dia a dia. Dotada de um acabamento “premium” para a categoria das 160, essa variante tem o preço público sugerido de R$ 21.470 e conta com algumas considerações que conseguimos concluir após rodar com ela durante sua estreia.
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Aos olhos o modelo é bem bonito e até diferente do que costumamos ver de motos orientais. Ela não tem curvas muito acentuadas e cumpriu bem o papel de crossover, contando com linhas retas seguidas de curvas em suas quinas. Ela vem nas opções de cores vermelha, azul, preto brilhante e preto fosco.
Pegando a moto para rodar, um desconforto no banco é rapidamente percebido, porém felizmente algo que passa assim que se sobe os pés para os pedais. O banco mais largo pega na parte de baixo da coxa do condutor enquanto os pés ainda estão no solo, mas o encaixe fica perfeito durante a rodagem. Infelizmente o banco muito recuado é um leve incômodo. Nada que acaba com a experiência de pilotagem que é sim bem confortável.
Seguindo falando de conforto, os pedais manetes e guidão também mantêm esta linha. Frear, acelerar e trocar as velocidades não é nada complicado – diferente de algumas concorrentes que até agarram para engatar a primeira quando estão paradas.
Outro ponto positivo dos freios é o conjunto ABS e discos, presentes nas duas rodas. São 276 mm na dianteira e 220 mm na traseira.
Mas também existem os pontos negativos, como o ajuste de fábrica que o manete de embreagem recebeu. Este ficou muito alto e é necessário soltar demais para trocar as velocidades. Certamente é melhor ajustar depois da compra.
No desempenho a Haojue DL 160 não decepciona nem surpreende. Seu monocilíndrico 162,4 cm³ de 4 tempos refrigerado a ar capaz de atingir uma máxima de 14,9 cv de potência a 8.000 rpm e 1,4 kgfm de torque a 6.500 rpm cumpre sua função de rodar nas grandes cidades.
Ponto positivo é a baixa vibração que vem graças ao pequeno propulsor e também ao ajuste aplicado na variante brasileira. A versão chinesa da DL 160 vem com pneus mistos, mas aqui ela recebeu as mesmas rodas 17 polegadas calçadas com um par Pirelli Sport Demon – sendo eles 100/80-17 M/C 52S, na dianteira, e 130/70-17 M/C 62S, na traseira – da sua irmã DR 160. Tudo isso para evitar a transmissão excessiva, o que deu certo.
Essa característica crossover realmente é bem mais voltada para a cidade, até porque os amortecedores de 110 mm na dianteira e 125 mm na traseira tornaram o off-road bem mais complicado.
Para fechar as primeiras impressões pilotagem, algo que parece uma boa ideia pode incomodar alguns terceiros. Um alerta parecido com a ré de um caminhão é emitido toda vez que as setas do modelo são ativadas, justamente para alertar o condutor caso ele esqueça. Nada é perceptível com o barulho do vento e alta velocidade, mas basta parar a moto para ouvir o barulho. Talvez algum outro condutor possa ficar procurando de onde está vindo o som.
As comodidades tecnológicas do modelo agradam como um “pacote mínimo” de tecnologias que uma moto deve ter hoje em dia. A nova Haojue DL 160 possui um painel 100% digital e dispõe de todas as informações necessárias ao condutor como velocímetro, conta-giros, indicador de marcha engatada, Tipo A e B e indicador de combustível. Uma entrada USB para carregamentos também a equipa.
A popularidade da nova Haojue DL 160 dependerá muito da quebra de preconceitos que o brasileiro tem em relação a produtos chineses (até porque ela é meio japonesa, já que é uma subsidiária da Suzuki). Mas também depende do bolso do condutor, já que modelos consagrados no mercado e concorrentes diretos como a Honda Bros 160 contam com versões mais em conta.