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Therion (picape Udara) será o primeiro híbrido flex da Volkswagen

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Therion (picape Udara) será o primeiro híbrido flex da Volkswagen

VW confirmou que a partir de 2026 todo projeto novo desenvolvido na América do Sul terá versão eletrificadas

A Volkswagen anunciou que no próximo ano, todos os novos carros em desenvolvimento para a América do Sul e Brasil terão versões eletrificadas. A primeira será a picape Therion, cujo nome interno é Projeto Udara, conforme antecipamos em fevereiro deste ano. A picape estreará entre o fim de 2026 e começo de 2027.

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A picape que será produzida em São José dos Pinhais terá sistema híbrido leve de 48 volts.  Therion terá o motor 1.5  eTSI que conta com o sistema híbrido leve de 48 Volts que juntos fornecem 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. O câmbio será o automatizado de dupla embreagem de sete marchas. 

Assim como o sistema híbrido leve de 12 volts usado nos Fiat Pulse e Fastback, o de 48 volts da Volkswagen troca o motor de arranque e alternador por um dispositivo multifuncional que atua cumprindo as duas funções. Entretanto ele pode ajudar o motor a combustão com potência adicional. 

Já a bateria de lítio de maior capacidade também pode cuidar de mais sistemas. 

O sistema de 48 volts da Volkswagen pode desligar o motor a combustão em velocidade de cruzeiro para reduzir o consumo, já que a assistência da direção, dos freios e demais periféricos para o deixar o carro em movimento são geridos por ele.  

Na sequência virão as novas gerações de Nivus e T-Cross, ambos são chamados pela engenharia de fornecedores de Projeto Saga

A nova geração do T-Cross será maior e há quem diga que ele terá linhas inspiradas no novo T-Roc europeu ou até uma versão nacional do SUV. Sua estreia está prevista para 2027. Ele será o primeiro HEV da marca produzido no Brasil. O SUV terá em versões mais caras o motor 1.5 eTSI associado a um motor elétrico, em potência combinada, o sistema HEV terá potências entre 170 e 180 cv. 

Já a nova geração do VW Nivus chegará ao mercado brasileiro em 2028 e contará com um sistema híbrido leve de 48 volts. O SUV Coupé deverá ter suas versões eletrificadas associadas ao motor 200 TSI. O sistema híbrido de 48 volts troca o motor de arranque e alternador por um dispositivo multifuncional que atua cumprindo as duas funções. Entretanto ele pode ajudar o motor a combustão com potência adicional

Foto | Volkswagen/Divulgação – Confirmado: produção do 1º veículo com a Plataforma MQB37 será na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), com sistema de propulsão HEV flex

A Volkswagen também confirmou que os novos modelos do Projeto Saga serão construídos a partir da plataforma MQB37. Essa plataforma será restrita a São Bernardo do Campo (SP) inicialmente. 

Para impulsionar as exportações e o desenvolvimento de novas tecnologias de eletrificação em seu portfólio, com foco na breve estreia dos modelos híbridos em todas as suas modalidades possíveis – híbridos leves, híbridos e híbridos plug-in -, a Volkswagen do Brasil adquiriu linhas de crédito de R$ 2,3 bilhões junto ao BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social). Cada um dos híbridos é pensado para atender às diferentes necessidades dos consumidores brasileiros e para aproveitar ao máximo o potencial dos biocombustíveis nacionais. É a união da sustentabilidade, autonomia e performance! O aporte também inclui o desenvolvimento de tecnologias de ADAS (Advanced Driver Assistance Systems, em português Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor) e de conectividade (infotainment).

“Tem início uma nova era de eletrificação da Volkswagen do Brasil. A partir de 2026, todo novo Volkswagen desenvolvido pela nossa Engenharia e fabricado na Região América do Sul terá versões eletrificadas! Vamos oferecer híbridos em todas as modalidades possíveis: híbridos leves, híbridos e híbridos plug-in, que representam nosso compromisso com o futuro da mobilidade sustentável. Teremos uma solução completa, democratizando a eletrificação e o acesso a tecnologias avançadas de segurança, conectividade e inteligência artificial. O aporte de R$ 2,3 bilhões, viabilizado pelo BNDES, acelera a transição energética e tecnológica da Volkswagen do Brasil e fortalece ainda mais a nossa Engenharia. Estamos atuando para impulsionar a indústria nacional, que desenvolve e produz carros aqui, gerando empregos e acelerando a economia”, afirma o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom.

A Volkswagen acredita na força do Brasil e da Região América do Sul e segue como uma das protagonistas do maior ciclo de investimentos do setor para construir o futuro da mobilidade sustentável. A Volkswagen está investindo R$ 20 bilhões na Região América do Sul até 2028, com uma ofensiva de 21 novos veículos para a região, dos quais 10 já foram lançados. Desse total, são R$ 16 bilhões de investimentos no Brasil, até 2028, com uma ofensiva de 17 novos veículos no País, dos quais oito foram lançados com sucesso (Novo T-Cross, Nova Amarok, Novo Nivus, Nivus GTS, Tera, Golf GTI, Novo Jetta GLI e Novo Taos). A breve estreia dos híbridos está entre os destaques.

 Foto principal | Volkswagen/Divulgação

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Confira nosso primeiro contato com o VW Taos Highline 2026:

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