Atualmente não existem marcas chinesas vendendo carros nos EUA. O aumento das tarifas para produtos vindo da China acabou afetando muitas marcas tradicionais, e uma que corre sérios riscos é a Buick
A gama da marca intermediária da General Motors é composta hoje por quatro carros, sendo que apenas um é feito nos EUA e o resto da linha vem da China ou da Coreia do Sul. Esses carros importados receberão taxação pesada após as últimas decisões de Donald Trump.
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Carros vindos da China receberão alíquota de 47,5% no imposto de importação, enquanto os coreanos foram taxados em 27,5%. Antes o imposto era de apenas 2,5%, permitindo que os importados tivessem preços competitivos.
Segundo reportagem da Reuters, os concessionários da Buick estão muito preocupados. A linha atual vêm sendo elogiada e finalmente fez a marca voltar a crescer em vendas. O SUV compacto Envista, que vêm da China, oferece bom acabamento e um pacote farto de equipamentos por preço acessível.
As venda da Buick cresceram em 61% em 2023, em 2024 foi em 10%. Quem puxou isso foi o Envista e o face-lift feito na segunda geração do Envision. Segundo a Edmunds, firma de pesquisas no setor automotivo, a marca passa por seu melhor momento em vendas dos últimos anos.
O aumento nas tarifas podem atrapalhar esse crescimento e coloca a Buick em risco de ser fechada. Os carros mais prejudicados seriam justamente os de maior volume. Atualmente ela se garante pelo alto estoque em solo norte-americanos.
A Buick já foi salva pela China
A General Motors declarou falência em 2009, enquanto os EUA passavam por uma forte crise. A montadora foi salva pelo governo do país, que obrigou o encerramento de divisões que não eram lucrativas.
Na lista do governo estava a Buick, a GMC, a Pontiac, a Saturn e a Saab. A primeira foi salva pois era forte na China e seu encerramento nos EUA tiraria a credibilidade da marca para os asiáticos. Já a segunda continuou pois sempre vender picapes Chevrolet maquiadas e por um valor mais alto, com lucro garantido.
Na década de 2010 a Buick vendeu carros da Opel nos EUA, função que era antes da Saturn. Enquanto isso, a marca seguia um caminho próprio na China.
A venda da Opel para a PSA obrigou os norte-americanos a trazer modelos chineses. Isso acabou sendo positivo e resultou no crescimento que veio nos últimos anos. Em 2023 a Buick estreou uma nova identidade visual, que tirou um pouco a imagem de “carro do vovô” da marca.
O modelo de entrada da Buick, o Envista, é irmão do nosso Tracker e vêm da China. Ele até utiliza o mesmo 1.2 turbo de três cilindros e com correia banhada a óleo do SUV produzido no Brasil.
Atualmente a marca está em queda livre na China, suas vendas caíram em 65% de 2020 para 2024. O público chinês começou a dar mais atenção para as marcas locais, outras montadoras ocidentais estão perdendo vendas por esse motivo.
Se Trump não reavaliar esses impostos de importações e os chineses seguirem preterindo as marcas ocidentais, há um risco real da Buick fechar. A marca está em atividade há 126 anos e foi um dos pilares para a criação da General Motors em 1908.