Agora importado do México, SUV médio passa por reestilização, ganha novo câmbio, mas mantém garantia de três anos
Por Fernando Miragaya
Se a Volkswagen ri de orelha a orelha com seus SUVs compactos, o mesmo não pode falar no andar de cima. Lançado em 2021, o Taos tem números favoráveis de desempenho e espaço, mas que nunca foram suficientes para se sobressair no segmento de utilitários esportivos médios. A renovação do modelo tenta mudar um pouco a sua história.
A marca alemã apresentou o atualizado SUV, sem revelar preços e tampouco data de lançamento do modelo que agora é importado do México – vinha da Argentina. A Volkswagen preferiu mesmo focar nas virtudes do Taos e nas mudanças bastante pontuais.
Na frente a alteração que mais chama a atenção é a barra iluminada (exclusiva da versão Highline) posicionada mais acima, e a grade mais fina. A entrada de ar inferior com nichos de losangos e uma moldura trapezoidal passam aquela sensação de que o Volkswagen Taos está mais largo.
Os faróis de LEDs seguem da linha IQ.light, só que agora com seções em forma de “X”. Nas laterais, novas rodas aro 18” na Comfortline e aro 19”, na Highline.
A traseira também reservou mudanças interessantes, na mesma lógica “mais” horizontal da dianteira. A Volks, na verdade, quis distanciar o Taos das lanternas com seções mais pontilhadas tipo Audi, e adotou luzes retas e um feixe de LEDs que integra as lentes e confere ao SUV o primeiro modelo no Brasil com a marca VW iluminada.
Na cabine, a central multimídia VW Play agora tem tela de 10” destacada do painel. A cabine também ganhou 10 opções de luz ambiente, ar-condicionado automático dual zone e carregador de celular por indução.
Ainda nos equipamentos, o Volkswagen Taos 2026 ganha controle de cruzeiro adaptativo e centralizador de faixa dentro do pacote ADAS, que já recebia frenagem autônoma de emergência e automática pós-colisão, assistente de saída de faixa e detector de fadiga.
O motor segue o 1.4 TSI de 150 cv potência e 25,5 kgfm de torque máximo. O câmbio mudou: sai o de seis, entra em cena o de oito marchas. O Volkswagen Taos 2026 faz de 0 a 100 km/h em 9 segundos com etanol e 9,2 s com gasolina.
A fabricante também estufa o peito para dizer que o modelo tem o menor custo de propriedade dentro do segmento: 5% abaixo da média da concorrência, ou R$ 30.811 em um período de quatro anos e após 60 mil km rodados.
Porém, a garantia do Volkswagen Taos se mantém em três anos. Jeep Compass e Caoa Chery Tiggo 7, por sua vez, oferecem cinco anos de cobertura, as chinesas vão a seis enquanto o Toyota Corolla Cross chega a 10 anos.
Detalhe é que basicamente todos superaram o Volkswagen Taos nas vendas de janeiro a setembro. O Corolla Cross é o líder com 13.010, seguido do Compass, com 12.756. O Tiggo 7 teve 6.448 licenciamentos e o Taos ficou com 5.766.
Para Fernando Silva, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen, a reputação da mecânica da marca e o tamanho da rede da empresa já são diferenciais a favor do Taos.
“A Volkswagen tem um diferencial em seu DNA em relação à qualidade dos seus veículos e uma capilaridade de rede muito grande. Então não temos problema do ponto de vista de trazer para o cliente mais credibilidade no pós-venda. O cliente já conhece a marca e sabe da força do pós-venda”, afirmou.
De qualquer forma o Volkswagen Taos mantém as duas versões de acabamento.Desde a Comfortline são seis airbags, quadro de instrumentos eletrônico Active Info Display em tela de 10,1”, banco do motorista com ajustes elétricos e os já citados ACC e ar dual zone.
Entre os itens a mais do Volkswagen Highline, sensor de ponto cego, assistente de tráfego cruzado, sistema de som com subwoofer, teto panorâmico, além das rodas aro 19”.
Preços? “Só mais para a frente”. Quando chega? “Em breve”. O que conseguimos apurar é que o Volkswagen Taos 2026 tem chances de desembarcar nas concessionárias entre a segunda quinzena de outubro e a primeira metade de novembro.
Foto principal | Volkswagen/Divulgação
Se inscreva no canal do Autos Segredos no YouTube!
Confira nossa avaliação com o VW Tera TSI 2026:
O post Volkswagen renova Taos 2026 na esperança de dias melhores apareceu primeiro em Autos Segredos.