Modelo amplia portfólio de ônibus a bateria e estreia no seminário NTU, em Brasília
A Volvo apresentou no seminário NTU, realizado nos dias 12 e 13 de agosto em Brasília (DF), o novo chassi elétrico BZRLE, desenvolvido especialmente para atender cidades que exigem veículos com piso baixo, como São Paulo, Goiânia, Brasília e Porto Alegre. A novidade expande o portfólio da marca no segmento de transporte urbano elétrico, que agora conta com opções padron, piso baixo, articulado e biarticulado.
Com zero emissões e baixo nível de ruído, o BZRLE chega para oferecer mais acessibilidade no embarque e desembarque de passageiros. “Algumas cidades precisam dessa versão com piso baixo para facilitar o embarque e desembarque. Com essa nova configuração, temos o mais amplo portfólio da indústria de ônibus elétricos no País”, afirma Alexandre Selski, head de eletromobilidade da Volvo Buses na América Latina.
O chassi utiliza a mesma plataforma consagrada da versão a diesel, compartilhando quadro, freios e eixos, o que facilita a manutenção para operadores já familiarizados com a marca. Com tração 4×2, ele comporta carrocerias de até 13,5 metros e capacidade para transportar até 90 passageiros.
O BZRLE pode ser configurado com um ou dois motores de 200 kW cada, totalizando 400 kW (540 cv). Todos os componentes, incluindo as baterias, ficam sob o assoalho, liberando mais espaço para os passageiros e permitindo carrocerias totalmente envidraçadas. O modelo também é flexível quanto à instalação de portas no lado direito ou esquerdo.
A autonomia chega a 300 km graças a quatro ou cinco baterias de íons-lítio de 90 kWh, recarregáveis em até uma hora com carregadores de 250 kWh (padrão CCS2). A caixa automatizada de duas velocidades, combinada aos motores elétricos, garante até 35% de regeneração de energia nas frenagens. Outro destaque é o compressor de ar de última geração, que reduz significativamente o ruído interno.
O modelo conta ainda com direção eletro-hidráulica, podendo receber opcionalmente o Volvo Dynamic Steering (VDS), que melhora conforto, manobrabilidade e segurança. Em alinhamento à visão “Zero Acidentes” da marca, o chassi já está preparado para operar com o sistema “Zonas de Segurança”, que reduz automaticamente a velocidade em áreas críticas usando GPS.
Com essa novidade, a Volvo reforça sua estratégia de descarbonização e sustentabilidade. A meta global do grupo é zerar as emissões de CO₂ de origem fóssil em todos os seus veículos até 2040.
Foto principal | Volvo/Divulgação
Se inscreva no canal do Autos Segredos no YouTube!
Confira nosso primeiro contato com Geely EX5 Pro:
O post Volvo lança chassi elétrico BZRLE com piso baixo apareceu primeiro em Autos Segredos.