Linha de caminhões leves e médios se destaca no mercado nacional e internacional; nova geração elétrica amplia performance e rentabilidade
A Volkswagen Caminhões e Ônibus celebra, em 2025, os 20 anos da linha VW Delivery, uma das mais bem-sucedidas do segmento de caminhões leves e médios no Brasil. Lançada em 2005, a família já ultrapassou a marca de 220 mil unidades produzidas, sendo cerca de 200 mil emplacadas no país, com forte concentração nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
VEJA TAMBÉM:
Segundo a marca, um em cada dois caminhões médios vendidos no Brasil pertence à família Delivery, o que demonstra sua ampla aceitação em aplicações diversas — de floriculturas e açougues ao transporte de bebidas. “Sempre existe um Delivery em operação”, reforça Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Voltada para operações em centros urbanos, a gama de modelos é diversificada. As versões a diesel vão do compacto Delivery Express até o robusto 13.180 6×2, passando por opções como 6.170, 9.180, 11.180 e a configuração 11.180 4×4, para aplicações fora-de-estrada. Já a linha e-Delivery, 100% elétrica, conta com os modelos 11 e 14 toneladas, desenvolvidos para aliar sustentabilidade e desempenho.
Com cerca de 20 mil unidades exportadas, a linha também reforça a presença da VWCO no exterior. Os principais destinos são México, Argentina e Chile.
A segunda geração dos caminhões Delivery chegou em 2017, após um investimento superior a R$ 1 bilhão, e foi responsável por revolucionar a linha. Com veículos entre 3,5 e 13 toneladas de PBT, os modelos ganharam novo design e equipamentos inéditos, como banco pneumático com revestimento lavável, volante multifuncional e coluna de direção com multirregulagem — itens que melhoraram sensivelmente o conforto e a ergonomia.
O pacote Prime inclui ar-condicionado, travas e vidros elétricos, entradas USB e USB-C, suporte para celular no painel e para-choque na cor da carroceria. Já o opcional Highline adiciona painel digital de 10” e central multimídia de 7″, elevando a conectividade e a experiência a bordo.
Entre as novidades mais recentes está o novo e-Delivery 11, lançado em 2024. O modelo 100% elétrico é equipado com um motor de 280 kW e 2.300 Nm de torque, já disponíveis desde a partida. O veículo entrega 6.300 kg de carga útil — 16% a mais que o modelo anterior — e conta com PBT de 11.400 kg e capacidade de reboque de 3.600 kg, a maior da categoria.
O novo sistema e-PTO de fábrica, com capacidade de até 30 kW, amplia a versatilidade do modelo para aplicações que vão além da carga seca, como veículos de manutenção de redes elétricas.
Com painel digital completo e central multimídia, o e-Delivery oferece ainda monitoramento da recarga das baterias, consumo energético e regeneração, otimizando a operação para o frotista e proporcionando uma condução mais eficiente e conectada.
Foto principal | Volkswagen/Divulgação
Se inscreva no canal do Autos Segredos no YouTube!
Confira flagra exclusivo do Jeep Renegade 2027:
O post VW Delivery celebra 220 mil unidades produzidas em 20 anos apareceu primeiro em Autos Segredos.