Tecnologia marca nova fase da conectividade da marca e estreia no SUV Novo Tera, reforçando o protagonismo da Volkswagen na transformação digital
A VW anuncia o OTTO, sua nova inteligência artificial generativa desenvolvida no País. A tecnologia estreia no Novo Tera, SUV com sistema operacional Android e plano de carro conectado ativo, e simboliza uma nova era de interação entre motorista e veículo — tornando a marca pioneira no uso da IA generativa no setor automotivo nacional.
Mais do que um simples assistente virtual, o OTTO foi criado para revolucionar a experiência do cliente, oferecendo respostas personalizadas, integração com o carro e conexão contínua com o usuário. A iniciativa é inspirada no conceito de Companionship, que busca aproximar emocionalmente condutor e veículo — uma tradição da Volkswagen ao longo de mais de sete décadas no Brasil.
O desenvolvimento do OTTO é fruto da colaboração entre a equipe VW Tech_, hub de inovação tecnológica e digital da Volkswagen, a Accenture Brasil e o time de Design da Volkswagen Américas. A arquitetura proprietária da marca combina modelos de linguagem do Google a dados do veículo e aplicativos de mercado. O resultado é um companheiro digital inteligente, capaz de compreender comandos de voz e oferecer informações em tempo real sobre manutenção, manual interativo, rotas, autonomia e até serviços próximos, sempre ativado pelo comando: “Fala, OTTO!”.
Conectividade em evolução
A trajetória digital da Volkswagen teve início em 2020, com o lançamento do Nivus e do sistema VW Play, referência em experiência de usuário. Em 2024, o Novo Nivus inaugurou a nova geração do VW Play Connect e do aplicativo Meu VW 2.0, que trouxe internet a bordo e aplicativos nativos. As novidades permitiram ampliar o controle remoto do veículo — abrir e fechar portas, acionar buzina e pisca-alerta, acessar manuais cognitivos com IA, consultar alertas de manutenção e agendar revisões online.
Em 2025, o conceito de carro conectado passou a integrar também o Novo T-Cross e o recém-lançado Novo Tera. O Novo Taos seguirá o mesmo caminho na linha 2026. Para fortalecer o relacionamento com seus clientes, a marca criou o Volks Club, programa de assinatura que oferece benefícios como Sem Parar gratuito, voucher para abastecimento com etanol e pontos mensais no programa Livelo.
Um novo capítulo digital
Com o lançamento do OTTO, a Volkswagen amplia seu ecossistema digital e reafirma seu papel de líder na transformação tecnológica do setor automotivo. A combinação de inovação, conveniência e proximidade com o consumidor consolida a marca como referência regional no uso da inteligência artificial generativa, inaugurando uma nova etapa na relação entre brasileiros e seus carros.
Foto principal | Volkswagen/Divulgação
Se inscreva no canal do Autos Segredos no YouTube!
Confira nossa avaliação com o VW Tera TSI 2026:
O post VW OTTO é a primeira inteligência artificial automotiva generativa do Brasil apareceu primeiro em Autos Segredos.