SUV lidera vendas no Brasil e impulsiona reorganização produtiva da marca
A VW do Brasil alcançou a fabricação de 60 mil unidades produzidas do Tera em sete meses após o início da fabricação na planta de Taubaté (SP), em 2 de abril. Com cinco meses de mercado, o modelo já se consolidou como o veículo de passeio mais vendido do país no mês de outubro. Antes disso, o SUV havia assumido a liderança de sua categoria com apenas quatro meses de vendas.
Lançado em 5 de junho, o VW Tera acumulou mais de 12 mil pedidos em menos de uma hora durante uma ação especial da marca. Até 13 de novembro, o SUV já somava 31.901 unidades emplacadas no Brasil, além de 22.416 unidades exportadas para 18 países da América Latina. O modelo é atualmente o segundo produto mais exportado pela Volks no ano, atrás apenas do Polo.
Para atender ao volume crescente do Tera, a Volkswagen promoveu uma reorganização produtiva envolvendo três fábricas. Em Taubaté, onde também são produzidos Polo e Polo Track, parte da produção do Polo Track foi transferida para a unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Na Anchieta, a realocação abriu espaço para o hatch, com parte da produção do Virtus sendo direcionada à fábrica de São José dos Pinhais (PR).
A chegada do Tera também exigiu investimentos adicionais e reforço no quadro de funcionários em Taubaté, que recebeu 260 novos profissionais. A planta completará 50 anos em janeiro de 2026.
Equipamentos e versões
O Volkswagen Tera oferece seis airbags, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, ar-condicionado, piloto automático, banco do motorista com ajuste de altura, painel digital, sensores de estacionamento traseiro, portas USB dianteiras e assistente de partida em rampas.
As versões Comfort e High incluem acesso sem chave, partida por botão e volante multifuncional com acabamento premium. A configuração High adiciona painel digital de 10,25 polegadas, ar-condicionado Climatronic Touch e carregador de celular por indução.
Motores e transmissões
O modelo é equipado com dois motores conhecidos da marca: o 1.0 MPI de 84 cv e o 1.0 170 TSI de 116 cv. A versão MPI adota câmbio manual de cinco marchas, enquanto as variantes Comfort e High utilizam transmissão automática de seis marchas. A opção TSI também pode ser combinada a câmbio manual.
Foto principal | Volkswagen/Divulgação
Se inscreva no canal do Autos Segredos no YouTube!
Conferimos como foi o desenvolvimento de segurança do VW Tera:
O post VW Tera atinge 60 mil unidades produzidas em sete meses de fabricação apareceu primeiro em Autos Segredos.
