Adquira

Produtos e Serviços

Parceiros

Empresas parceiras

Categorias

selecione produtos

Economia

Indicadores Econômicos

Login

Acesse ou crie sua conta

Mais previsões: Weather Sao Paulo 30 days

Xi adota tom conciliador em encontro com Trump na Coreia do Sul: “Parceiros e amigos”

xi-adota-tom-conciliador-em-encontro-com-trump-na-coreia-do-sul:-“parceiros-e-amigos”

Xi adota tom conciliador em encontro com Trump na Coreia do Sul: “Parceiros e amigos”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping, reagem durante uma reunião bilateral no Aeroporto Internacional de Gimhae, à margem da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), em Busan, Coreia do Sul, em 30 de outubro de 2025. REUTERS/Evelyn Hockstein

” data-medium-file=”https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/10/2025-10-30T032931Z_547391265_RC23MHAQTBYM_RTRMADP_3_USA-TRUMP-XI.jpg?fit=300%2C206&quality=70&strip=all” data-large-file=”https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/10/2025-10-30T032931Z_547391265_RC23MHAQTBYM_RTRMADP_3_USA-TRUMP-XI.jpg?fit=1280%2C879&quality=70&strip=all”>

O presidente da China, Xi Jinping, defendeu nesta quinta-feira (30) que Pequim e Washington sejam “parceiros e amigos”, ao abrir sua reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Busan, na Coreia do Sul.

O encontro marca o primeiro contato presencial entre os dois líderes desde o início do segundo mandato de Trump, em janeiro, e ocorre em meio a uma escalada de tensões comerciais e tecnológicas entre as duas maiores economias do mundo.

Durante o encontro, Trump afirmou esperar uma “reunião muito bem-sucedida” e elogiou Xi, a quem chamou de “negociador duro”, mas com quem disse manter uma “boa relação”. Questionado sobre a possibilidade de um novo acordo comercial, o republicano respondeu que “poderia ser”, indicando otimismo sobre avanços nas negociações.

Xi, por sua vez, afirmou ser “normal que as duas principais economias do mundo tenham fricções”, mas defendeu esforços conjuntos para garantir o “avanço constante do navio gigante” das relações bilaterais.

A reunião acontece em um momento de forte disputa econômica. Washington busca limitar o acesso da China a tecnologias estratégicas e pressiona por medidas contra o fluxo de fentanil e pela venda da operação da TikTok nos EUA.

Pequim respondeu com novos controles sobre exportações de minerais raros, mas também deu sinais de distensão ao retomar a compra de soja americana pela primeira vez em meses, segundo a agência Reuters.

Pouco antes da reunião, Trump causou impacto ao anunciar no Truth Social que havia ordenado a retomada dos testes nucleares nos EUA, um gesto visto como tentativa de demonstrar força antes das negociações.

O encontro entre Trump e Xi ocorre durante a visita oficial do líder chinês à Coreia do Sul, sua primeira em 11 anos, para participar da reunião de líderes econômicos da APEC, em Gyeongju.

The post Xi adota tom conciliador em encontro com Trump na Coreia do Sul: “Parceiros e amigos” appeared first on InfoMoney.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Encontre o profissional certo para você

Os melhores profissionais das mais diversas áreas a para poder atender a qualquer demanda que você precisar, seja você um profissional ou alguem que precisa de um serviço específico, VEM PRA WEB

Leia Sobre
Ultimas Notícias