A Agência Meteorológica do Japão identificou uma grande atividade sísmica no arquipélago Tokara, localizado no sul do país. Desde o dia 21 de junho, a região composta por 12 ilhas registrou mais de mil terremotos.
Estes tremores não provocaram mortes ou problemas graves na infraestrutura local. No entanto, a população não tem conseguido dormir direito e a previsão é que os fenômenos continuem por mais tempo.
Terremotos variam de intensidade
Em entrevista coletiva, Ayataka Ebita, diretor da divisão de observação de terremotos e tsunamis da Agência Meteorológica do Japão, destacou que os terremotos variam entre magnitudes maiores e menores. Nessa quarta-feira (2), por exemplo, um tremor de 5,5 foi sentido ao sul de Kyushu.
As autoridades japonesas reforçam a necessidade dos moradores destes locais estarem atentos aos episódios e procurar abrigos em caso de necessidade. No total, cerca de 700 pessoas que vivem na região.
Segundo dados oficiais, o dia com o maior número de terremotos foi 23 de junho. Na data, 183 tremores foram registrados em apenas 24 horas. Outros dias, como 26 de junho, tiveram “apenas” 15 atividades sísmicas.
Leia mais
- Terremotos começam antes dos grandes impactos, diz pesquisa
- Por que não é possível prever um terremoto?
- Você iria? Ilha turística sofreu milhares de terremotos inexplicáveis
Fenômeno semelhante aconteceu no passado
- Os moradores do arquipélago Tokara já enfrentaram uma situação parecida em setembro de 2023.
- Durante aquele mês, 346 terremotos foram registrados.
- Segundo cientistas, a região possui uma topografia incomum, o que facilita a ocorrência de tremores a partir do aumento da pressão abaixo do leito marinho.
- Lembrando que estes episódios não podem ser impedidos.
- E que o Japão é um dos países com maior atividade sísmica no mundo por estar localizado entre quatro grandes placas tectônicas.
- São cerca de 1,5 mil terremotos por ano, o que representa quase 20% dos fenômenos ocorridos no mundo inteiro.
O post Japão: arquipélago registra mais de mil terremotos em duas semanas apareceu primeiro em Olhar Digital.